Nome: Aprendizagem Baseada em Problemas/Problem-based learning(EVENTO PARA PROFESSORES)
Apresentação:
A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) é uma estratégia ativa de aprendizagem orientada para o estudante e estimula o desenvolvimento do autodirecionamento e da reflexão, uma vez que os participantes atuam como protagonistas no processo de tomada de decisão e de resolução dos problemas.
A ABP promove a integração do conhecimento teórico com o ambiente da ação profissional, por meio do desenvolvimento de habilidades cognitivas e comportamentais determinantes para a prática profissional. Um estudo realizado por pesquisadores do NAC/UFPB analisou o uso de ABP, Casos para Ensino e História em Quadrinhos por 371 alunos de graduação em Administração da UFPB, e os resultados revelaram que a ABP foi a que mais contribuiu para o desenvolvimento das seguintes competências nos estudantes: consciência sobre a prática gerencial, trabalho em equipe, consciência socioemocional, planejamento e resolução de problemas e visão sistêmica.
Informação:
Facilitador:
Prof. Dr. Anielson Barbosa da Silva
Professor do Curso de Administração, do Programa de Pós-Graduação em Administração e Gestão Pública e Cooperação Internacional da UFPB. Coordenador do Núcleo de Estudos em Aprendizagem e Conhecimento – NAC/CNPq. Fundador do Observatório de Pesquisa e Prática em Administração (OPPA). Diretor de Ensino da Pós-Graduação da ANPAD (2018-2020). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.
Objetivos:
A oficina objetiva discutir a importância da ABP na aprendizagem dos estudantes, o processo e as etapas de sua utilização da estratégia em sala de aula, assim como discutir resultados práticos da difusão dessa estratégia de ensino no Curso de Administração e no Mestrado em Gestão Pública e Cooperação Internacional da UFPB.
Local: Observatório de Pesquisa e Prática em Administração - OPPA
Data e horário de realização: Dia 12 de Julho de 2019, 14:00 às 17:30
Criado por: Anielson Barbosa da Silva
Não há submissões de trabalhos disponíveis