Voltar
5   logo vertical

IV Seminário de Pesquisa do Núcleo de Estudos em Aprendizagem e Conhecimento - NAC

Dados Gerais

Nome: IV Seminário de Pesquisa do Núcleo de Estudos em Aprendizagem e Conhecimento - NAC

Apresentação:

O IV Seminário de Pesquisa do Núcleo de Estudos em Aprendizagem e Conhecimento – NAC é um espaço de discussão e reflexão acadêmica sobre as propostas de dissertações e teses de estudantes do PPGA e do PGPCI vinculados ao grupo de pesquisa.

Informação:

ORIENTAÇÕES PARA ENCAMINHAMENTO DAS PROPOSTAS:
A proposta deve ser estruturada considerando as seguintes orientações.

1 Introdução: nesta seção, deve-se responder as seguintes questões:
• O Quê? (problema, questão e objetivo)

A delimitação do problema de pesquisa demanda uma análise prévia da literatura e de estudos realizados para identificar as lacunas no conhecimento existente. Também pode ajudar a delimitar inconsistências entre o que uma teoria prevê que aconteça e resultados de pesquisas ou observações de práticas cotidianas. As inconsistências entre os resultados de diferentes pesquisas ou entre o que se observou na prática também podem auxiliar na definição do problema de pesquisa.

Durante a contextualização do problema de pesquisa, é recomendável introduzir os conceitos mais importante da proposta, além de informações do contexto e dos sujeitos que serão investigados. Uma boa questão de pesquisa apresenta clareza na delimitação do propósito a ser investigado, estabelece o recorte para a pesquisa e indica um direcionamento para o pesquisador compreender ou analisar o fenômeno.

Do ponto de vista mais técnico, um bom problema de pesquisa é resultado da identificação das lacunas ou inconsistências apresentadas e da orientação epistemológica que será adotada na proposta. Ao final da delimitação do problema de pesquisa, a questão de pesquisa deve ser apresentada na forma de uma pergunta.

A questão de pesquisa deve permanecer aberta a resultados novos e surpreendentes e não é recomendável que suscite implicitamente muitas outras questões de pesquisa ao mesmo tempo. Na delimitação da questão de pesquisa, também deve-se considerar o tempo disponível para a realização da pesquisa, o contexto, os sujeitos e tem clareza sobre o que será pesquisado.

Após a definição da questão de pesquisa, apresentam-se os objetivos geral e específicos. O objetivo geral delimita o aspecto da problemática, e se caracteriza como o interesse central da pesquisa. Já os objetivos específicos envolvem etapas que auxiliam o pesquisador a responder à questão de pesquisa e alcançar o objetivo proposto.

• Por Quê? (justificativa - contribuição teórica, prática e social).

O objetivo da justificativa é levar o leitor ou avaliador da sua proposta a se convencer que o estudo deve ser realizado. Para isso, o/a autor/a da proposta deve identificar as lacunas teóricas e empíricas existentes e, com isso, indicar a relevância da dissertação/tese. Algumas questões que podem auxiliar na elaboração da justificativa são as seguintes: quais os aspectos negligenciados pelos estudos anteriores (tópicos não explorados, aspectos significativos)? Como a sua proposta pretende superar essas deficiências? (contribuição teórica). Qual a contribuição da sua proposta para o contexto ou sujeitos analisados? E para a sociedade? (contribuição prática e social).

Para as propostas de Tese, deve-se indicar na proposta a inovação conceitual, ou seja, em que medida a proposta contribui para o avanço do conhecimento da temática escolhida, seja em termos teóricos, metodológicos ou em ambos.

Uma boa introdução deve ter as seguintes especificidades: despertar o interesse do leitor pelo trabalho, contribuir para acumulação ou avanço do conhecimento, contribuição original para a literatura na área, e relevância para um público específico.

2. Referencial Teórico: nesta seção, deve-se responder algumas questões: quais as principais teorias, conceitos-chave e abordagens que serão utilizadas para responder à questão de pesquisa? Algumas questões iniciais que podem auxiliar na estruturação do referencial teórico são as seguintes: o que já se sabe sobre o tema? Quais teorias e modelos são aceitos ou mais difundidos envolvendo o tema da dissertação/tese? Quais conceitos ou teorias são questionados? Quais são as abordagens metodológicas mais utilizadas sobre o tema?

Para elaborar o referencial teórico, é necessário utilizar fontes de pesquisa científicas, que contemplem os textos considerados “clássicos” (aqueles que são mais antigos e servem de referência de base para iniciar a compreensão teórica do tema) e os que representem o “estado da arte” (que são os textos mais recentes dos últimos 3 anos publicados nos principais periódicos da área).

3. Procedimentos Metodológicos: nesta seção, deve-se apresentar um texto que leve o leitor/avaliador a perceber, de forma clara e objetiva, os procedimentos a serem utilizados para responder a questão de pesquisa. Existem muitos caminhos para descrever o percurso metodológico. Pode-se utilizar as seguintes questões para delimitar o percurso metodológico: qual a abordagem da tese? (quantitativa ou qualitativa – é fundamental justificar o porquê desta escolha, que esta intimamente associada à questão de pesquisa); qual a população e amostra? (pesquisa quantitativa) ou o contexto e sujeitos da pesquisa (pesquisa qualitativa)? Quais os instrumentos e procedimentos de coleta de dados? (o que coletar? como coletar?). Quais os procedimentos para análise dos dados? Em caso de estudos de natureza quantitativa, pode-se também indicar as hipóteses de pesquisa. A descrição detalhada dos passos da pesquisa, assim como as justificativas nas escolhas e o apontamento de eventuais limitações metodológicas ajudam na compreensão do que foi feito. Sem contar que também facilitam na compreensão dos resultados e das respectivas análises.

4. Cronograma: o cronograma deve apresentar todas as etapas do planejamento da pesquisa.

5. Referências
Devem constar estruturadas em conformidade com o que estabelece as normas da ABNT NBR 6023:2018, ou APA.

Observação: Na submissão, o campo TIPO deve indicar: Projeto de Dissertação ou Projeto de Tese.

Objetivos:

Discutir propostas de mestrandos e doutorandos orientados por pesquisadores do NAC visando o seu aprimoramento.

Local: Observatório de Pesquisa e Prática em Administração - OPPA

Data e horário de realização: Dia 15 de outubro de 2019, das 14:00h às 21:00h

Criado por: Anielson Barbosa da Silva

Inscrição para o evento








Submissão de trabalhos

Normas 1ª. Página: Título Autor Linha de Pesquisa Orientador A partir da segunda página, estruturar de acordo com as seguintes seções: Introdução Referencial Teórico Metodologia Cronograma Referências FORMATAÇÃO: Formato da página: Papel formato A-4 (29,7 x 21 cm) Margens: Superior (3 cm); Inferior (2 cm); Esquerda (3 cm); Direita (2 cm) Editor de texto: Word for Windows Espaçamento: Espaço Simples Número de páginas: Entre 15 e 25 páginas (sem referências) Letra: Times New Roman ou Arial, Tamanho 12, espaçamento simples. Citação e bibliografia: Usar as normas da ABNT ou APA

Tempo Limite 6/9/16: 00:00

Trabalhos Proposta de Dissertação ou Tese

Envio de trabalho